Desde os primórdios da internet que o CHAT PORTUGAL teve um enorme sucesso e uma adesão massiva por parte do Portugueses. E usar o chat para encontros amorosos foi, sem dúvida, uma das grandes finalidades do chat em Portugal. Os Portugueses começaram a ficar viciados no chat quando começaram a usar o velhinho mIRC. Lembra-se do mIRC ?

Na verdade era um chat  absolutamente viciante e havia pessoas que passavam horas e horas a teclar no chat. Foi lá que nasceram imensas expressões que ainda hoje usamos quando comunicamos com as plataformas modernas de messaging como o whatsapp e o Messenger do Facebook. Possivelmente hoje usas muitas delas e nem imaginas que elas nasceram com o Chat do mIRC tal como lol, o sorriso 🙂  e muitas outras expressões. Na verdade o Chat em Portugal nasceu nas salas do IRC (Internet Relay Chat).

Como nasceu o Chat Portugal e era utilizado por quem ?

Nestas salas de chat haviam imensos jovens que já tentavam a sua sorte para conseguirem sexo e encontros íntimos com outros usuários da rede de chat.

Nas salas de informática das universidades e das bibliotecas públicas os jovens e os menos jovens passam longas horas a teclar com pessoas de todo o país e estrangeiro. Chegou a haver casamentos que nasceram na intimidade das salas de chat em Portugal. E ninguém imaginam os romances e os encontros amorosos que se iniciaram nas salas de chat.

O sistema estava suportados por vários servidores que normalmente eram alojados por algumas universidades portuguesas e outros eram alojadas por operadores nacionais como era o caso da antiga Telepac. As salas possuíam moderadores que iam colocando alguma ordem nas salas de chat e havia inclusivamente uma hierarquia de moderadores de salas que iam castigando os mal comportados.

Ninguém imagina quantos romances e casos amorosos nasceram nestas salas de chat. Era impressionante a quantidade de homens e mulheres infiéis que desde logo começaram a usar as salas de chat como Sexo ou Encontros para darem asas ao seu libido.

Mas o chat sem cores e de texto apenas era assim tão divertido e eficaz para os infiéis Portugueses?

Olhando hoje para estas plataformas de chat parece-nos algo pré-histórico , no entanto na altura era uma coisa incrível para os encontros online. Até porque o sistema já permitia enviar fotos entre utilizadores no chat privado.

As conversas online começavam de forma suave e com troca de fotos normais e acabava com fotos nuas dos dois. Não existia ainda o conceito de Chat por Webcam, nem os emoticons que hoje tantos nos diverte nos chats, mas na altura já era muito bom e era uma ferramenta incrível para os adúlteros deste país. Outra das grandes desvantagens do mIRC é que os utilizadores para conversarem no chat tinham de estar em frente a um computador.

Não existia, ainda, internet nos telemóveis e muito menos ecrâs a cores e o mais parecido com o chat, que se utilizava na altura, eram os sms. No entanto os sms não eram tão viciantes como o chat online.

Quais são os melhores chats utilizados pelos portugueses em 2019 ?

Hoje em dia já ninguém usa estes chats de texto, e como já referimos no inicio deste artigo as pessoas usam outras opções de chat e já não usam tanto o PC para conversarem online. Hoje em dia 90% das conversas de chat acontecem através do telemóvel e nomeadamente através do sistema operativo Android e IOS para o iPhone. As aplicações de chat mais utilizadas em Portugal para telemóvel são:

  • Messenger do Facebook
  • Whatsapp que também pertence ao Facebook
  • Hangout do Google ou Gmail
  • Skype
  • SnapChat

Todos estes chats são incrivelmente bons, rápidos e super divertidos, no entanto são concebidos para falarmos apenas com conhecidos em conversações privadas ou em grupo, no entanto não existe o conceito de sala temáticas de Chat onde possamos encontrar desconhecidos que falam entre si sem conhecerem ou sequer saberem quem é que está do outro lado. Esta é a essência do chat. Entrar numa sala de encontros olhar para os nicknames e decidir a quem “atacar” para conseguir um encontro escaldante.

ENTRAR NO CHAT INFIÉIS

Ana Fernandes

Ana Fernandes

Chamo-me Ana Fernandes e sou licenciada em Comunicação pela Universidade do Minho em Braga. Adoro animais, viajar , cinema e sou capaz de passar horas a ler a a escrever.