“Negar sempre até ao fim “, este é o lema de todos os infiéis experientes. Mas há casos em que a evidência é tão flagrante que você deve passar obrigatoriamente para o plano B, ou inventar uma desculpa completamente plausível e até acreditar na mentira que está a fazer passar.  Muitos são da opinião de que uma traição nunca deve ser perdoada. Mesmo existindo problemas graves na relação e que tenha todas as razões do mundo para trair.  Mas com as palavras certas, inteligência e um pouco de paciência, talvez haja alguma esperança no horizonte.

Nunca comece nenhuma explicação dos factos com, “Isto não é o que parece.” É exatamente como parece e de forma alguma você poderá convencer o seu companheiro de que não viu o que os seus olhos lhe mostraram. Negar os factos depois de ser apanhado com a boca no trombone ( na amante) é absolutamente infantil. Na verdade desmentir e negar tudo o que ela viu e constatou com os seus próprios olhos iria provocar uma reação ainda mais furiosa, porque sua cara metade iria sentir que a estava a tratar como uma parva ou uma tonta.

“Esta infidelidade não significou nada para mim”: outro erro imperdoável que todos cometem. Você traiu, não importa se significou alguma coisa ou não. Portanto não vale a pena estar a dizer que foi só fisico que foi a amante que o desafiou e você não teve culpa. Pare de se desculpar e deitar as culpas para os outros. Enterre o macho de guerra e admita os seus pecados. Seja sincero e conte o que se passou (Não deve nem tem de ser completamente sincero… mas pareça que é). É aqui, quando você admite que errou, que começa verdadeiramente a ganhar a confiança da sua cara metade. Ela já não precisa de batalhar mais para saber a verdade. Agora já sabe a verdade da sua boca e já pode passar à fase da reconciliação. Se negar durante muito tempo só se irá desgastar a si, à sua cara metade e a vossa relação.

Confesse que você traiu e que o fez conscientemente, mas, apesar de tudo, você descobriu que a única pessoa que você quer ao seu lado, para o resto de sua vida, é ela. Isto não vai ter um efeito imediato, mas acredite acabou de lançar o maior cicatrizante para a feriada aberta que a vossa relação tem e foi infligida por si. No imediato isto parece que não teve efeito absolutamente nenhum, mas foi a primeira pedra segura que colou nos alicerces da vossa relação. A partir daqui já pode ir construindo que tudo vai dar certo. O seu amor de toda a vida está pronta para iniciar o processo de perdão. Acredite ou não vai reviver os primeiros tempos de namoro. Você nem vai querer mais a sua amante depois de descobrir o enorme vulcão sexual que tem em casa.

Nos dias seguintes evite falar do assunto. Dependendo da pessoal este pode ser um processo de semanas, meses ou mesmo anos. Se quer continuar com o seu casamento e esquecer a aventura amorosa vai ter de ter muita paciência. Seja o melhor amante do mundo para o seu amor. Não tente saber como ela sou, não tente perceber se foi alguém de fora que o delatou, etc. Esqueça a vingança e evite ser curioso. Foi apanhado pela sua companheira numa infidelidade e por isso o único culpado aqui é você. Volte para o seu quartel e lamba as feridas de guerra. Foi você que saiu por sua própria iniciativa em busca de uma aventura extra-conjugal e foi apanhado. Paciência para próxima já sabe….

Ana Fernandes

Ana Fernandes

Chamo-me Ana Fernandes e sou licenciada em Comunicação pela Universidade do Minho em Braga. Adoro animais, viajar , cinema e sou capaz de passar horas a ler a a escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *